Sobre



 HISTÓRIA

A marca ASHA| All Shoes Adaptable é o resultado de um estudo iniciado em 2011, no âmbito de numa dissertação de mestrado em Design e Desenvolvimento do Produto no IPCAMelhoria do Design de Calçado numa Perspetiva Inclusiva”.
Estudo este que foi desenvolvido com o objetivo de questionar a relação entre a parte estética do calçado especializado e as emoções que esta provoca nos utilizadores. O público feminino é o que apresenta mais alterações fisiológicas, na maioria das vezes, devido à utilização de calçado inadequado, mas também por problemas congénitos (ex: pé cavo; pé raso, esporão de calcâneo). Neste tipo de problemas o pé deve estar bem protegido para evitar deformações e traumatismos que possam trazer graves consequências, tornando-se necessário a utilização de calçado especializado. Contudo, é comum as utilizadoras aderirem com muitas reticências a este tipo de calçado, por serem impedidas de construírem o seu estilo pessoal
Deste ponto de vista nasceu a vontade de criar produtos versáteis, que se possam adaptar consoante a necessidade, ocasião e gosto da utilizadora. A Asha desenvolve os seus produtos com base no conceito modular, o que permite ao utilizador “transformar” o calçado consoante o seu estilo através de vários módulos (acessórios). Todo o conceito se baseia na transformabilidade, desde a parte estética até à palmilha. A nossa palmilha é anatómica e amovível, o que confere mais conforto e a possibilidade de a remover, lavar e substitui-la por uma ortótese plantar (palmilha clinicamente prescrita e desenvolvida por medida).
A rotina diária é cada vez mais exigente e por isso sentimos a necessidade de criar produtos versáteis que se possam adaptar com facilidade a diversas situações. Numa altura em que a tendência é a individualização pretendemos com este conceito oferecer emoções positivas aos utilizadores e experiências únicas através dos acessórios. Outra vantagem do design modular é este poder ser universal (para “todos”), desta forma o mesmo produto pode ser utilizado por um maior número pessoas e reduz-se assim a produção desmesurada de variedade de calçado, o que  evita um maior impacto ambiental. A ASHA está envolvida no movimento global "Fashion Revolution", e é considerada uma das marcas que se preocupa com a produção em excesso e com a seleção dos materiais.
Neste momento a ASHA está focada no reduzir a quantidade de variedade de sapatos; o desperdício de matérias-primas; o impacto ambiental e a estigmatização. Acreditamos que a moda tem um forte valor na sociedade e se os seus padrões forem numa direção saudável e universal poderemos abranger de forma inclusiva mais cidadãos.
Aproveitamos para mencionar que a ASHA cria as próprias regras de marca e não as regras que nos são impostas, o nosso lema é a liberdade, por isso desenvolvemos produtos sem obrigatoriedade de estação e de colecção e com edições limitadas (principalmente nos acessórios, pois reutilizamos algumas matérias primas).
EQUIPA

Founder/Designer de Produto | Catarina Ravara

Designer Gráfico | José Pinheiro

MISSÃO
A nossa missão é desenvolver calçado fisiologicamente adequado e gerar emoções positivas através do design modular.
 
VISÃO
Crescer de forma sustentada e gradual com o intuito de ser uma referência no setor do calçado modular.
 
VALORES
 
1- Saúde
 
  • A Asha procura desenvolver calçado fisiologicamente adequado;
 2- Design Inclusivo
  •  A maioria do calçado Asha tem uma palmilha anatómica amovível, o que confere um maior conforto ao calçado. Esta palmilha pode ser substituída por uma ortótese plantar (palmilha clinicamente prescrita e feita por medida).
  3- Design modular
  •  Pretendemos oferecer emoções positivas através do design modular;
  • Os acessórios fazem o look do momento;
 4- Sustentabilidade
  •  Os produtos da Asha podem ter edições limitadas, principalmente nos acessórios, pois reutilizamos algumas matérias primas;
  •  Os nossos produtos são maioritariamente de fabrico artesanal e com reaproveitamento de materiais, por isso irregularidades e variações nos materiais usados são característica destas criações, não são considerados defeitos ou falhas.
  •  A Asha preocupa-se com o meio ambiente e os seus recursos, por isso a maioria dos materiais utilizados são recicláveisbiodegradáveis e reaproveitados.
5- Pessoas
  •  A ASHA respeita, agradece e preocupa-se com as condições de todos os seus colaboradores, sendo esta uma parte fundamental na nossa marca.
 6- Liberdade
  •  A Asha desenvolve produtos sem obrigatoriedade de estação e de colecção;
  •  O lema da Asha é a LIBERDADE, por isso oferecemos a possibilidade de escolha do calçado e acessórios que melhor se adequam ao estilo pessoal de cada um;
  • Os produtos da Asha são fáceis de transportar, o que os torna óptimos aliados para viajar.
CONSELHO
Se não sabem o que fazer com os vossos produtos ASHA no fim do ciclo de vida, por favor enviem-nos que nós tratamos de separar as devidas peças e reciclá-las.

 

PARCEIROS

  • IPCA | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
  • Podologia Joana Azevedo (Lisboa/ Estoril)
  • Podologia Fátima Carvalho (Amarante)
  • Conforstep
  • BRANDACTIVITY